
No livro A Pata da Gazela de José de Alencar, Amélia é a paixão de dois homens muito distintos. Para Horácio, um homem "da moda", a moça era muito especial. Ela tinha o pé mais lindo que já vira e estava disposto a qualquer loucura para possuir o objeto de seu culto. Já Leopoldo, apesar de assombrado com a deformidade de Amélia, firmou seu amor em quem ela era. Esta ilusão do acaso foi suficiente para provar tanto para ela quanto para o próprio Leopoldo, quanto o amor pode superar uma aparência passageira.
A busca pela beleza representada por Horácio é muito comum até hoje. Claro que os padrões de beleza mudaram, mas o incessante desejo de se obter a perfeição física atingiu proporções gigantescas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país do mundo a realizar mais cirurgias plásticas e das 200 mil cirurgias de mama realizadas em 2008, 50% foram por questões estéticas. Na América, 20 bilhões de dólares são gastos anualmente em cosméticos; 300 milhões em cirurgia plástica; 33 bilhões em produtos dietéticos. Isso ilustra a importância dada a aparência.
Caso a pessoa não se enquadre aos padões, se sente insegura, pois coloca sua autoestima nas mãos dos outros e no que acham dela. Procura se assegurar através de quem atrai para perto de si. Torna-se egocêntrica, invejosa e coloca muita expectativa nos elogios dos outros para se sentir bem.
Vivemos em uma sociedade com um foco inadequado sobre beleza, porque ela é uma ilusão e acaba. É preciso deixar de lado as superficialidades e estabelecer prioridades nas coisas certas. Investir em quem somos, no coração, pode realmente causar mudança e nos fazer lembrados. Só assim nos tornaremos livres para nos aceitar e nos amar com fraquezas e falhas.
Texto sob autoria de Ana Cláudia P. Silva, Ana Carolina R. Aguiar e Fernanda Roters, alunas do terceiro ano do Colégio da Polícia Militar do Paraná - Cel. PM Felippe de Souza Miranda, sob a orientação da professora Josiane Déa do Amaral Brandalize.
2 comentários:
belas palavras...
realidade que tem regido nossa sociedade...
temos a responsabilidade de mudar... de olhar as pessoas pelo que realmente são....
escreve bem demais!
te admiro viu florzinha...
DTA
Tati! ibva
Um texto muito interessante, e que nos leva a refletir sobre como temos visto as coisas.
Onde que está a motivação do nosso coração quando decide procurar algo, quando deseja.
Muito bom mesmo
Parabens as três!
Postar um comentário