quinta-feira, 17 de março de 2011

Pensando sobre Graça...

Graça é mais do que receber algo que não merecemos. Quando fazemos tudo o que nossa capacidade permite e, mesmo assim, não alcançamos nosso objetivo, a Graça de Deus opera, dando aquele empurrãozinho a mais.
Um exemplo é a salvação: " Somos salvos pela Graça". Isso porque por mais que nos esforcemos para cumprir o que a Lei manda, nunca conseguiremos totalmente. Então a Graça vai cobrir esse déficit.
Não significa que não tenhamos mais que seguir a Lei. Pelo contrário, devemos fazer o possível para cumprí-la. Mas quando não conseguirmos mais, podemos esperar confiantes pela Graça que não falhará. "Não há uma só pessoa que faça o que é certo". Rm 3.10

"Mas pela Graça de Deus, sou o que sou; e a sua Graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles (os apóstolos); todavia não eu, mas a Graça de Deus comigo". 1 Co 15:10

terça-feira, 1 de março de 2011

Por que somos servos e não escravos



Há uma distinção teórica entre servos e escravos. Os servos são semi-livres. Isso significa que moram e usufruem da terra do seu senhor e, em troca, dedicam parte de seu tempo no cultivo da terra que ele conserva para si. Além disso, os servos têm liberdade para sair das terras quando quiserem, mas normalmente não saem porque ali eles têm proteção. Já os escravos não podem sair da terra ainda que queiram. Eles são propriedade do senhor. Não há opção para eles. 

Creio que é por isso que somos chamados servos de Cristo. Ele não nos força a servi-lo. Podemos nos afastar se quisermos, mas sabemos que com Ele é bem melhor.