quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Alto escola: a direção do céu!




A grande desculpa de uma sociedade corrompida é que são livres para fazer o que quiserem. Estando plugados 24h por dia em contato com todo o mundo não há nada que os impeça de ultrapassar fronteiras, falar sobre todo o tipo de coisa, ter todo o tipo de conhecimento, receber qualquer tipo de influência... enfim, o que é necessário saber é uma única coisa: somos livres! Nós temos o LIVRE ARBÍTRIO!!! Ualllll. Aham... e daí?

O que é possuir um presente tão estranho como o livre arbítrio? Talvez estivéssemos mais seguros sem ele...porque livre arbítrio é poder fazer escolhas. Escolhas que nem sempre trazem progresso. Uma escolha mal feita pode mudar todos os seus relacionamentos, uma sociedade, um universo como um todo, e o que é pior... A SUA VIDA! Um exemplo prático quanto ao "tudo me é lícito mas nem tudo me convém" são os vícios. Todos sabem que mais cedo ou mais tarde acabarão trazendo consequências negativas, mas mesmo assim algumas pessoas continuam envolvidas a eles. Mas por que? Por que elas são livres? Ou, por que elas acham que são livres?

Se liberdade fosse "fazer o que quiser", então até mesmo a bíblia estaria equivocada. Por que foi que Cristo morreu mesmo? Muito bem, para nos salvar. Salvar de que? Do pecado. Mas por que? Porque o pecado nos torna escravos, e Deus não quer que sejamos escravos. E algumas pessoas acham que ser cristão é chato de mais, porque afinal, não dá pra fazer nada!!! Mas se a gente pudesse fazer o que quisesse, Jesus não precisaria ter morrido, já que coisas erradas eram feitas mesmo antes de Ele morrer. Sendo assim, Cristo morreu para que fossemos livres para fazer o que é certo. Para que fossemos REALMENTE LIVRES. "Portanto fiquem firmes na liberdade e não se tornem escravos novamente".

A liberdade nos dá uma nova opção, que é a de fazer escolhas certas. Essas escolhas só podem ser feitas se agirmos pelo amor que vem do Espírito de Deus e produz coisas boas em nós. Cristo crucificou toda a escolha errada que estava em nós (o pecado) e a partir de então, é nossa escolha deixar que o Espírito controle nossas vidas.

Concluindo assim: livre arbítrio não significa ser livre, mas sim poder fazer escolhas. Porque nem toda escolha que fazemos nos torna livres.

( texto com base em Gálatas 5: 13-25)
Uma lembrança ao querido professor Reginaldo Modesto. ;)